domingo, 9 de maio de 2010

Resumo de Português (parte 2)

Uso do porquê:

Por que - Usado em perguntas, ou no lugar de pelo qual.
Ex: Por que você não foi à festa?
O lugar por que passei era isolado.

Porque - Usado em respostas.
Ex: Eu não fui à festa porque tive que estudar.

Por quê - Ele é usado em perguntas, porém fica no final.
Ex: Você não foi à festa, por quê?

Porquê - Usado como substantivo.
Ex: Quero saber o porquê de você não ter ido à festa.

A x Há

Há - Verbo haver, sinônimo de existir.
Ex: Há treze frutas nesta sacola.
Quando houver dúvidas, veja se é possível substituir por Existe ou Existem na frase, sem alterar o sentido.
Ex: Existem treze frutas nesta sacola.
Em outras possibilidades, Há também é sinônimo de tempo decorrido.
Ex: Há três anos que não viajo.

A - Preposição. indica movimento (em direção a..).
Ex: Estou a duas quadras da loja.
Também pode ser artigo definido, especificando o substantivo (uma menina; A menina)
Ex: A quanto ele lhe vendeu a caixa?

Mau x Mal

Mau é o contrário de Bom.
Mal é o contrário de Bem.

Ex: Eu fui bem na prova, mas fui mal nos testes.
Parece que os professores são maus de propósito. Mas o ensino é bom.

Meio x Meia

Meio e meia, como numeral, concordam com o substantivo.
Ex.: Meio-dia, meia dúzia, meio-termo.

Meio, como advérbio, não muda.

Ex.: O ar estava meio quente.
Aquela flor é meio vermelha.
Regência
Quando o verbo, muda de sentido e por isso, ocorrem alterações no objeto.

Ex: (chegar)
Cheguei tarde à casa da minha prima.
Ele vai chegar de Brasilia neste sábado.
(ir)
--- Se você vem "Da", coloque crase no 'a'. ---
--- Se você vem "De", não coloque crase. ---
Ex: Ele foi à França. (Ele vem DA França)
Ele foi a Chicago. (Ele vem DE Chicago.)

O verbo também pode mudar de transitividade.

Ex: (Assistir)
Não assisti ao filme, pois estava sem dinheiro. (transitivo indireto - objeto indireto)
Este plano de saúde não pode assistir os idosos. (transitivo direto - objeto direto)
(Visar)
O funcionário quer visar seu passaporte. (transitivo direto - objeto direto)
A educação visa ao progresso social. [transitivo indireto - objeto indireto - a (preposição) + o (artigo)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário